Cirurgia bariátrica melhora a função sexual de mulheres, diz estudo

26/06/2010 11:10

 

Cerca de 70% das mulheres obesas que se submeteram à cirurgia bariátrica ou antiobesidade, apresentaram uma melhora em sua vida sexual.Esta é a conclusão principal de um pequeno estudo recentemente realizado.

Quase dois terços das pacientes preencheram os critérios clínicos para a disfunção sexual feminina antes da cirurgia. Seis meses após a cirurgia bariátrica, apenas uma em cada cinco mulheres preencheram tais critérios.

A obesidade aumenta o risco de disfunção sexual nas mulheres.Não há dúvidas que  as mulheres que são candidatas à cirurgia bariátrica apresentam uma maior prevalência de disfunção sexual. O Dr. Dale Bond e seus colaboradores relataram que 60% das mulheres candidatas à cirurgia bariátrica preenchiam os critérios de disfunção sexual, de acordo com o Female Sexual Function Index.

Com o objetivo de definir melhor os efeitos da cirurgia bariátrica sobre a função sexual das mulheres, os pesquisadores estudaram 54 mulheres candidatas a cirurgia bariátrica. O estudo foi limitado a mulheres que relataram estar em relacionamentos estáveis e sexualmente ativas.As participantes responderam o Female Sexual Function Index cerca de três ou quatro meses antes da cirurgia e, novamente, seis meses depois.

A avaliação pré-operatória mostrou que as mulheres tinham em média 43 anos de idade, índice de massa corpórea (peso dividido pela altura ao quadradro) de 45kg/m² , e que cerca de um terço eram menopausadas.

O Female Sexual Function Index é composto por seis domínios (desejo, excitação, lubrificação, orgasmo, satisfação e dor durante a relação) e tem um alcance de escores que variam de 2 até 36. A pontuação total menor ou igual a 26,55 é o limite para definir disfunção sexual.

Antes da cirurgia, 63% das mulheres que apresentavam disfunção sexual. Seis meses após a cirurgia a prevalência de disfunção sexual tinha diminuído para 22,2%. Antes da cirurgia, 34 mulheres
preencheram os critérios para a disfunção sexual. No seguimento pós-cirúrgico, esta situação havia se resolvido em 23 pacientes (68%).

Depois de uma análise criteriosa, os autores do estudo concluíram que a cirurgia bariátrica melhora a função sexual das mulheres que são operadas.

Fonte: American Society of Metabolic and Bariatric Surgery.