O Programa

Este programa é voltado para pacientes bariátricos, ou seja, pessoas que realizarão, ou já realizaram a cirurgia bariátrica/gastroplastia.

Consiste em 3 etapas:

 

1ª Etapa: Acompanhamento Pré-Cirurgico e Avaliação Psicológica

Nesta primeira etapa será feita uma anamnese, ou seja, uma "investigação" do histórico do paciente, bem como um acompanhamento para investigar a real necessidade da cirurgia. Posteriormente o psicólogo realizará uma avaliação psicológica, seguida de laudo, para que a cirurgia possa ser realizada ou não.

Esta etapa tem duração média de 4 a 8 sessões psicoterápicas.

 

2ª Etapa: Internamento

O acompanhamento psicológico durante o internamento pode ocorrer tanto antes quanto após a cirurgia.

No caso da cirurgia bariátrica o paciente pode se sentir perdido, com fantasias e medos do que pode acontecer e dos riscos desta intervenção.

O estado emocional no pré-operatório atua diretamente sobre suas reações, afetando tanto na anestesia para a cirurgia quanto na convalescência do pós-operatório.

A hospitalização pode implicar uma série de sentimentos de desconforto, inclusive propiciando o processo de despersonalização, muito comum no ambiente hospitalar e em grandes períodos de internação, pois o paciente passa a ser tratado em função do quadro de sintomas que apresenta, e não mais pela sua singularidade enquanto indivíduo.

 

3ª Etapa: Acompanhamento Pós-Cirúrgico

Tendo realizado a cirurgia, o paciente é aconselhado a continuar o acompanhamento psicológico a fim de conceber aquele novo corpo que está por vir e suas várias mudanças ao longo do processo.

O paciente deve trabalhar sua ansiedade que aumenta por consequência da vontade de perder peso rapidamente e valorizar cada centímetro perdido. Pois é um processo longo com resultados pequenos ao longo dos dias, semanas, meses... mas que depois, somados, tornam-se uma grande perda de peso!

Transtorno alimentares como bulimia e anorexia são comuns e podem aparecer nos pacientes, eis aí também a importância de se seguir uma dieta apropriada, com um acompanhamento nutricional e psicológico. Neste caso o psicólogo, em conjunto com seu cliente, pode realizar um registro de alimentos ingeridos no dia, de modo a discipliná-lo.

A etapa de acompanhamento pós-cirúrgico tem duração de acordo com a necessidade do cliente. Sugere-se que o paciente compareça à sessões semanais nos primeiros meses após a cirurgia durante, no mínimo, 4 meses, período este que pode ser estendido, como dito, de acordo com a necessidade do paciente.